Em uma entrevista com o site Akiba Souken, o produtor da série Senran Kagura, Kenichiro Takaki, falou sobre a situação atual do jogo Senran Kagura 7EVEN, o futuro título que foi anunciado em janeiro de 2017 com lançamento anteriormente previsto para a primavera de 2018.
Durante a entrevista com o site, Takaki mencionou que entre os fatores para a demora do jogo estão recentes regulações mundiais sobre representação sexual em jogos, algo que aparenta ser uma referência, mais especificamente, às novas políticas que a Sony Interactive Entertainment andou adotando recentemente após o fiasco de Omega Labyrinth Z, jogo que foi banido de múltiplos países e teve seu lançamento ocidental completamente cancelado.
Takaki diz:
Recentemente, regulações mundiais sobre representação sexual estiveram crescendo, e nesse respeito, temos que fazer jogos de uma forma que não seja incompreendida. Certas coisas estão mais difíceis do que estavam antes. Considerando isso, eu acho que [o jogo] vai levar um tempo… Nós queremos fazer acontecer, então agora estamos em um lugar onde estamos pensando sobre como fazer isso, e várias outras coisas no geral.
Recentemente, o lançamento ocidental do jogo Senran Kagura Burst Re:Newal para PlayStation 4 teve seu “Modo de Intimidade”, modo onde jogadores interagem com as personagens femininas do jogo de forma sexualmente sugestiva, removido. É provável que isso já esteja afetando jogos futuros da Marvelous, e que modos de jogo como esse não sejam incluídos nem no lançamento japonês.
Alguns outros jogos, como Yuuna and the Haunted Hot Springs: Yukemuri Dungeon e Nekopara Vol. 1, receberam censura onde partes intimas de personagens femininas foram tampadas por fumaça de vapor e luzes brancas. O Studio Zero da Atlus, responsável por Catherine: Full Body, recentemente respondeu às preocupações de fãs sobre censura, dizendo que nada no jogo foi censurado.
Não são todos os jogos que estão sendo censurados, mas com múltiplos criadores e empresas mencionando essas novas regulações, é evidente que é algo que pode estar mudando a forma como algumas desenvolvedoras lidam com representação sexual e “fanservice” em seus jogos.
Senran Kagura 7EVEN está sendo desenvolvido exclusivamente para o PlayStation 4.