A Sony Interactive Entertainment Japan Asia atualizou a página dos modelos do PS Vita no site japonês da PlayStation, essencialmente anunciando o fim da fabricação do portátil.
Os últimos modelos ainda em fabricação eram um PS Vita preto (PCH-2000 ZA11) e outro azul marinho (PCH-2000 ZA23). As páginas para ambos os modelos agora dizem que eles não estão mais em circulação.
A “morte” do console já havia sido anunciada para esse ano durante a última Tokyo Game Show que ocorreu em setembro do ano passado, onde a Sony confirmou que o hardware deixaria de ser fabricado. A produção de jogos físicos da plataforma será encerrada mais tarde no dia 31 de março.
O PlayStation Vita começou sua vida em dezembro de 2011 quando ele entrou em circulação no Japão, seguido pelo ocidente dois meses depois. No fim de 2013, o presidente da Sony Interactive Entertainment anunciou que a empresa mudaria seu foco em relação ao Vita e lançaria menos jogos para o portátil, praticamente deixando-o nas mãos de desenvolvedoras terceiras. Em setembro de 2015, Yoshida afirmou que não possui planos para um console sucessor, seguindo um anúncio anterior de que a Sony não mais lançaria título algum para a plataforma.
Muitos títulos de empresas terceiras conseguiram sucesso no console — como Persona 4 Golden da Atlus e God Eater 2 da Bandai Namco — mas com um público de nicho e falta de suporte de sua empresa proprietária, os dias do Vita sempre pareceram contados.
Você possui um PlayStation Vita? O que acha do console? Está triste em vê-lo partir? Comente abaixo!