Um homem japonês de 25 anos de idade foi preso no dia 29 de março após ter enviado um e-mail com uma ameaça de morte para os funcionários da sede da Square Enix em Tóquio onde a segurança teve de ser reforçada.
O acusado confessou ter enviado o e-mail no dia 5 de fevereiro, dizendo que iria “punir” os funcionários no dia seguinte. Ele afirmou que havia gasto mais de ¥200,000 (aproximadamente R$6,900,00) em um jogo e não recebeu a recompensa que desejava, enviando o e-mail como uma forma de retaliação.
Como sugerido pelo comentário e segundo o site Hamusoku, o dinheiro teria sido gasto em um “gacha” — jogos como os mais populares Fate/Grand Order, Granblue Fantasy e Fire Emblem Heroes onde jogadores são encorajados a gastar dinheiro com micro-transações que oferecem itens e personagens que possuem uma porcentagem específica de chance de serem sorteados. A Square Enix possui múltiplos jogos do tipo, como Kingdom Hearts Unchained X, SINoALICE e Final Fantasy Brave Exvius.
Esse gênero de jogo é atualmente um dos mais populares no Japão, apesar de também ser bem criticado e com frequência comparado a apostas, tal como as controversas loot boxes em jogos ocidentais como Star Wars Battlefront 2.