Em 2012, tivemos o lançamento de um jogo de luta misturando duas das mais populares franquias do gênero, Street Fighter X Tekken. Com a jogabilidade 2D de Street Fighter IV, o fighting game foi bem recebido pelos fãs de ambos os títulos e a empolgação estava alta pelo outro jogo que iria novamente fazer essa mistura, só que dessa vez com uma jogabilidade 3D pela qual os jogos Tekken são conhecidos: Tekken X Street Fighter .
Apesar de ter sido anunciado junto de Street Fighter X Tekken em 2010, nada além de um poster e um modelo de Ryu com as vestes de Paul Phoenix foi revelado sobre o jogo, com o produtor Katsuhiro Harada apenas aparecendo em eventos dizendo que o jogo ainda estava em desenvolvimento, até que em 2016 ele confirmou que o projeto estava oficialmente em pausa.
Na época, Harada disse que o motivo para a demora era que a Bandai Namco não queria dividir as comunidades por trás das duas franquias, considerando os recentes lançamentos de Street Fighter V e Tekken 7.
Em uma recente entrevista com o site Video Game Chronicle, o produtor disse que gostaria de seguir em frente com o jogo, mas talvez isso não seja possível.
Eu ainda quero lançar o jogo. No entanto, por mais que eu queira continuar com o projeto, as coisas mudaram bastante desde 2012, então eu preciso receber aprovação e preciso falar com a Capcom de novo também — eles podem dizer “não” agora.
Harada diz que estava empolgado e que ainda sente paixão pelo projeto, mas que seu “pensamento lógico e de negócios [o] faz se perguntar se [ele] realmente deveria fazê-lo”. Quando perguntado sobre o motivo do desenvolvimento ter parado, ele respondeu:
Nós começamos o projeto lá em 2012 e a questão realmente interessante na época era, o que vai acontecer quando a equipe de Tekken desenhar o personagens de Street Fighter? Nós começamos a criar modelos 3D e eu realmente gostei deles — eles eram super legais — e o projeto progrediu para conclusão de aproximadamente 30%.
Porém, quando estávamos prontos para continuar com o projeto, a Capcom lançou Street Fighter V e então nós lançamos Tekken 7. Esses títulos são alguns dos melhores jogos de luta já feitos e eles obtiveram grande sucesso.
Então eu comecei a pensar, será que eu realmente quero tentar competir com esses títulos enormes? Isso pode acabar dividindo a comunidade. Essa foi uma consideração séria da perspectiva de marketing. Então eu decidi segurar o lançamento do jogo por um ou dois anos. Seguido disso, Tekken 7 agora está se dando muito bem como um serviço de jogo.
Tradicionalmente, o ciclo de vida de um jogo de luta é bem curto — talvez um ou dois anos e então você faz uma sequência. Mas Tekken 7 teve muito sucesso como um serviço de jogo com suas DLC. Isso torna bem mais difícil justificar o lançamento de outro jogo, enquanto Tekken 7 ainda está indo bem.
O futuro é definitivamente incerto para Tekken X Street Fighter, mas ao menos fãs podem experimentar o primeiro lado desse crossover com Street Fighter X Tekken que se encontra disponível para PlayStation 3, Xbox 360, PS Vita, PC e até dispositivos móveis de sistema operacional iOS.