Durante um painel na Digimon Con 2022, o produtor Kazumasa Habu falou pela primeira vez da história de Digimon Survive. Assim, foi feito um alerta aos jogadores de que o game tratará de temas mais adultos e sombrios.
Habu diz que, ao contrário do que foi feito em Digimon Story: Cyber Sleuth, os Digimon não serão retratados como criaturas fofas que vêm de um outro mundo para o nosso, mas “fragmentos de almas que foram transformados em monstros no mundo digital”. Segundo ele, o conceito de que “Digimon são a outra metade de uma alma humana” servirá de base para toda a temática do jogo.
Outro exemplo que indica a temática mais madura é o fato de que, dependendo de suas escolhas durante a história, amigos do protagonista poderão ser mortos. Habu alerta que por isso, jogadores sensíveis devem tomar cuidado e prestar atenção aos avisos de conteúdo.
Digimon Survive ainda não possui data de lançamento, mas estará disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. Adicionalmente, Digimon Story, uma outra série de jogos da franquia já está com sua nova iteração em produção.