Depois do sucesso de Pokémon Legends e a decisão inédita de terceirizar a produção de um remake ao ceder os relançamentos de Diamond e Pearl à ILCA, a Pokémon Company anunciou mais novidades sobre Pokémon Scarlet e Violet. O game promete ser o primeiro totalmente de mundo aberto na franquia e vem recebendo anúncios periódicos.
Elaborando um pouco mais da história do título, foi dito que o enredo principal terá três núcleos narrativos principais. Assim, o principal deles será o tradicional desafio dos ginásios de Paldea; além da busca do personagem Arwen por ingredientes raros chamados “Herba Mystica” e os embates do jogador com a equipe Star, os antagonistas do game.
Outra funcionalidade interessante será a mecânica “let’s go”, que permitirá ao jogador não apenas ter um de seus pokémon andando consigo de maneira visível, mas também possibilitará dar ordens de busca ao seu parceiro. Dessa forma, seu companheiro obterá itens escondidos ou até mesmo iniciará confrontos com pokémon selvagens.
Adicionalmente, alguns novos pokémon foram revelados, incluindo o psíquico/fogo Armarouge, Ceruledge do tipo fogo/fantasma e o amável e propenso à labirintite Klawf, do tipo pedra. Por fim, uma edição especial de hardware para o Nintendo Switch foi revelada, baseada nos lendários de Paldea.
Pokémon Scarlet e Violet estão com lançamento marcado para o dia 18 de outubro de 2022, exclusivamente para Nintendo Switch. Ainda não foram reveladas possíveis grandes DLCs como foi feito com Sword e Shield.