Com o lançamento de Final Fantasy XVI se aproximando, mais detalhes vão surgindo gradualmente, nos dando um gostinho do que podemos esperar no ano que vem. Agora, a organização responsável pela classificação etária indicativa de jogos na América do Norte, a ESRB, divulgou está classificando o game como “Mature”, ou seja, para maiores de 17 anos. Mas por que será?
Como é padrão, essa indicação geralmente serve para títulos que contém violência intensa, sangue e entranhas, conteúdo sexual e linguajar chulo. Surpreendentemente para um título principal da série, parece que todos esses elementos estarão presentes de alguma forma em FFXVI, mais notavelmente com personagens xingando, ficando cobertos de sangue e até tendo as mãos cortadas.
Entretanto, a maior surpresa vem na inclusão de temas sexuais. De acordo com a descrição da ESRB, em um ponto do jogo, jogadores poderão visitar um bordel, onde poderão ser encontradas referências a prostituição na forma de sons de gemidos e diálogos sugestivos. Em adição, algumas personagens serão exibidas com seios e nádegas parcialmente expostos.
Apesar de esta ser a primeira vez em que a série principal a receber a classificação “Mature”, Final Fantasy não é assim tão estranho a temáticas mais adultas. Em 1997, por exemplo, com sua estreia no PlayStation, a franquia aproveitou FFVII para explorar diálogos e situações sugestivas, além de elevar seus níveis de violência, encharcando cenários e personagens de sangue quando necessário.
Dito isso, a classificação não é tão novidade assim se levarmos em consideração títulos spin-off. Final Fantasy Type-0 HD, de 2015, foi realmente o primeiro jogo da franquia a ser indicado para maiores de 17 anos, seguido pelo recente Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin.
Enfim, saberemos exatamente o quão pesado Final Fantasy XVI será em seu lançamento, no dia 23 de junho de 2023. O jogo será exclusivo do console PlayStation 5 por aproximadamente seis meses, possibilitando um lançamento para outras plataformas somente a partir de 2024.