Na última década, muitos fundos de investimento – inclusive públicos – do oriente médio têm concentrado parte de seus negócios no mercado de games. A novidade da vez é sobre investidores da Arábia Saudita que, pelo terceiro ano consecutivo, aumentaram em cerca de 1% sua propriedade sobre nada menos que a gigante japonesa Nintendo.
Dessa forma, o fundo de investimento público saudita agora detém 7,08% de toda a empresa. Adicionalmente, o intitulado Savvy Games (nome fantasia do fundo de investimento) também tem participação significativa em outras empresas grandes como o grupo Embracer e a Capcom.
Além disso, nomes envolvidos com o fundo já confirmaram que sua equipe planeja adquirir nos próximos anos um estúdio para chamar de seu, planejando investir cerca de 13 bilhões de dólares na compra em questão. A medida corajosa seria um dos principais pilares da política de expansão tecnológica do país, que planeja se tornar um “hub para gamers” no oriente médio até 2030.
Antes de aumentar sua porcentagem de propriedade na Nintendo, a empresa teve uma estratégia similar com uma queridinha dos fãs brasileiros: a SNK e atualmente detém nada mais, nada menos do que 96% da empresa. Assim, há fortes indícios de que a compra planejada pelo fundo seja de algum estúdio japonês importante.
Contudo, as investidas agressivas da Savvy não agradam muita gente; já que o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, figura da última copa do mundo de futebol, é conhecido por ter um histórico no mínimo controverso acerca de direitos humanos.
Resta saber se, em meio aos recentes escândalos na indústria de jogos, ter um fundo de investimento comandado por Salman adquirindo uma fatia tão grande deste mercado será um bom caminho para os games. Acompanharemos o assunto de perto caso a aquisição ou mais investidas econômicas no Japão sejam feitas.