The Murder of Sonic the Hedgehog | O maior assassinato do ano

Descubra se a morte do ouriço também foi rápida.


Sonic The Hedgehog (31), foi declarado morto no último dia 31 de março de 2023. O chocante anúncio é a celebração da Sega para o dia da mentira, com a revelação de um curto e divertido jogo de mistério envolvendo o ouriço e seus amigos.

The Murder of Sonic The Hedgehog é uma Visual Novel que encontra-se gratuitamente na Steam e pode ser aproveitado tanto por fãs do mascote quanto por aqueles que gostam do estilo visual novel em geral

Mataram o Sonic, mano!

O protagonista do jogo é um cidadão comum que está começando seu primeiro dia de trabalho em um trem de luxo. O que já seria algo especial para qualquer pessoa fica ainda mais especial quando os convidados da viagem são ninguém menos que o famoso Sonic e seus amigos.

Celebrando o aniversário de Amy, a grupo resolve participar de uma brincadeira mais séria: um mistério envolvendo um assassinato. Com cada um assumindo um papel, nosso trabalho é fazer com que todos se sintam confortáveis e aproveitem o tempo no trem. Contudo, um estranho evento ocorre e Sonic é encontrado “morto”. Assim, precisamos ajudar o detetive Tails a descobrir o que realmente aconteceu.

OBJECTION! não, pera

Aqueles que curtem jogos da Capcom não ficarão surpresos quando perceberem o quão semelhante o título é à série Ace Attorney, lembrando bastante os spin-offs Investigations, que se concentram mais na exploração de cenários em busca de pistas e em descobrir erros nos testemunhos dos personagens.

Apesar de Tails ser o detetive, é nosso personagem que precisará descobrir as contradições nos testemunhos e revelar as provas que solucionarão o mistério. Muitas vezes, é a raposa quem pedirá nossa ajuda e então devemos agir.

Esta é a parte que mais me lembrou Ace Attorney, pois o personagem, assim como Phoenix Wright, possui seus próprios monólogos internos. Assim como o advogado, o personagem reage a tudo que acontece, se expressando muito bem em seus pensamentos. Alguns desses momentos são cômicos, enquanto outros demonstram o quanto ele queria fazer outra coisa mas acabou envolvido em algo grande.

Vendo Sonic por outros olhos

Talvez a parte mais legal de The Murder of Sonic The Hedgehog seja como ele ajuda a mostrar um outro lado da franquia que não esperávamos. A escolha de um protagonista sendo alguém não afiliado ao grupo é genial e isso nos permite um novo olhar sobre o mundo.

Em todos os jogos, sempre vemos Sonic sendo o ouriço maneiro que precisa salvar todo mundo. Seus amigos geralmente são coadjuvantes ou estão lá dando apoio. É sempre uma velocidade enorme com poucas interações. Em títulos mais recentes, como Forces, ouvimos falar dos outros habitantes deste mundo tão único, mas o foco é e sempre foi no veloz ouriço e suas aventuras cheias de emoções.

Eis que The Murder of Sonic The Hedgehog decide finalmente nos mostrar um pequeno gosto do que é viver no mundo de Sonic como uma pessoa normal. Sendo apenas uma pequena janela para esta suposição, podemos acompanhar como alguém de fora observa esse grupo tão único de personagens e o resultado é algo que faltava muito na série.

As interações entre os personagens são, talvez, uma das melhores partes do título. É muito divertido ver os heróis em um momento de relaxamento, mostrando um pouco de suas personalidades e de como eles agem quando não estão detendo algum plano maligno do Dr. Eggman.

Todo o jogo é bem escrito, com muitos bons momentos acontecendo. Há boas referências que os fãs veteranos vão adorar, assim como piadas que certamente farão qualquer um rir sem parar. Ajuda também que o protagonista é descrito como alguém que não leva as coisas a sério, o que resulta em reações bem engraçadas do elenco quando menos se espera.

Talvez muito mais do que por sua jogabilidade, The Murder of Sonic The Hedgehog valha a pena apenas para ver as interações dos personagens. Saber que Shadow se preocupa com sua reputação, Espio consegue ler livros rapidamente graças a seu treinamento Ninja, ou ser perguntado por Blaze se já cometi crimes de guerra, são coisas que eu realmente não esperava do jogo.

A verdade sempre vem à tona

A jogabilidade de The Murder of Sonic The Hedgehog é dividida em duas partes: investigar os locais em busca de pistas e então interrogar os personagens ali presentes. Assim como em jogos como conhecidos de investigação, é preciso escolher a evidência certa para poder prosseguir.

Em determinados momentos, apenas apresentar a evidência não será suficiente, com o protagonista precisando utilizar a lógica para trazer a verdade à tona. Como uma forma de integrar a base da franquia, temos a adição de um pequeno minigame à la runner (jogos de celular famosos nos anos 2010), em que é preciso juntar uma certa quantidade de anéis para conseguir explicar a ideia com clareza.

Este pequeno minigame, batizado de Dream Gear, é bem simples e divertido. Sendo apresentado em uma visão isométrica, começa fácil, mas eventualmente surgem mais desafios para complicar ainda mais a vida do jogador.

Um joguinho que surpreende bastante

The Murder of Sonic The Hedgehog é um joguinho bem curto; em torno de 2 horas, é possível terminá-lo. Existem surpresas, que são bem interessantes e o enredo não se arrasta demais. O que mais me surpreendeu foi a dedicação colocada neste que é apenas um projeto de dia da mentira.

As imagens dos personagens foram desenhadas à mão e a trilha sonora não deixa nada a desejar, com muitos temas sensacionais que se encaixariam perfeitamente em um jogo da série principal. A jornada pode ser curta, mas vale muito a pena.

The Murder of Sonic The Hedgehog talvez seja uma das coisas mais divertidas já criadas sobre o ouriço azul nos últimos anos. Fãs têm obrigação de jogá-lo, afinal de contas, quem vai deixar impune o terrível crime de assassinato de um dos mais icônicos personagens do mundo dos games.

Compartilhe:

Like it? Share with your friends!

Qual foi a sua reação?

amei amei
6
amei
haha haha
3
haha
meh... meh...
2
meh...
eita! eita!
3
eita!
Tai

Jornalista, Assessor de Imprensa, fã de café e dono do canal Carinha que Joga. É um fã incondicional de Sonic, tendo Sonic Adventure 2 como seu jogo favorito de toda a franquia. Gosta de quase todos os estilos de games, sendo principalmente um grande fã de JRPGs. Breath of Fire IV e Final Fantasy VIII são 2 de seus RPGs favoritos. Também curte várias outras séries como MGS, BlazBlue e Tales