Um dos maiores nomes das visual novels, a Key, responsável por obras icônicas como Clannad e Angel Beats!, está se tornando o mais novo a se juntar a uma gigante chinesa. Em um post oficial, o fundador e presidente Takashiro Baba anuncia não apenas a aquisição do estúdio e sua empresa parente, a Visual Arts, pela Tencent, como também sua aposentadoria aos 63 anos de idade.
Recentemente, a companhia e sua desenvolvedora encontraram sucesso com a visual novel Summer Pockets e o game mobile gratuito Heaven Burns Red. De acordo com Baba, foram esses resultados financeiros positivos que o levaram a procurar por uma nova empresa parente para tocar o barco que ele e sua família, até então os únicos acionistas da Visual Arts, tocaram por 33 anos.
Ademais, o empresário garante aos fãs que as operações do estúdio continuarão normalmente, mas que a Tencent os ajudará a alcançar novos patamares, como já estão planejando. Assim, a Visual Arts ainda servirá como distribuidora das visual novels da Key, que Baba considera as melhores do mercado.
Com a saída do presidente, um novo entra no lugar: Tohya Okano, roteirista de longa data do estúdio. Além dele, Jun Maeda também ganhou uma promoção — de escritor da Key para produtor executivo da Visua lArts. Nossa esperança, claro, é que a Visual Arts e a Key possam continuar a trazer visual novels de altíssima qualidade ao lado da Tencent, mas isso só o tempo dirá.