Desde meados dos anos 2000, as gigantes japonesas Sega e Nintendo vinham colaborando com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para desenvolver a franquia crossover Mario & Sonic. Essa série de games esportivos reúnia personagens icônicos de ambas as empresas e servia para celebrar as Olimpíadas, já tendo passado por Beijing, Vancouver, Londres, Sochi, Rio de Janeiro e Tóquio.
Apesar desses títulos sempre terem sido bem recebidos (especialmente os primeiros), 2020 marcou o fim da série com um sexto título, baseado nos Jogos Olímpicos no Japão. Tudo bem, as vendas do game não viram os melhores números da franquia, mas por quê puxar a tomada de vez?
Bom, de acordo com fontes do portal Eurogamer, a resposta é um tanto deprimente e envolve certas tendências atuais da indústria de games, embora a primeira já esteja um tanto defasada: NFTs e eSports.
Segundo Lee Cocker, produtor de jogos que esteve envolvido com quase todos os Mario & Sonic, a decisão de abandonar a série veio do próprio COI. Visando um lucro interno maior, o grupo optou por desfazer sua parceria de longa data com a Sega e a Nintendo, buscando novos parceiros com foco nos potencialmente lucrativos tokens não-fungíveis (NFTs).
Assim, ao invés de um novo Mario & Sonic, os jogos olímpicos de Paris 2024 serão representados no mundo dos games através de… Olympics Go!, do estúdio indie nWay. Lançado gratuitamente para PC e dispositivos móveis, o título foca em minigames baseados em 12 esportes e, claro, inclui NFTs na forma de uma coleção de imagens dos mascotes das Olimpíadas deste ano.
Enquanto isso, no lado eSport da história, sabemos que em 2025 veremos os primeiros Jogos Olímpicos de eSports na Arábia Saudita. Até o momento, pouco se sabe sobre o evento, mas ele já anda dando o que falar por vários cantos da internet, e é todo um buraco ao qual simplesmente não ousaremos nos aprofundar aqui.
De qualquer forma, o ponto é: o futuro da franquia Mario & Sonic é incerto e acho improvável que volte tão cedo. Mas… quem sabe até 2028 o Comitê Olímpico Internacional volte atrás e veja o valor do encanador bigodudo e do ouriço azul para as Olimpíadas de Los Angeles, né? Fica aqui a nossa esperança.