Os fãs ocidentais de Neptunia e Death end re;Quest receberam uma notícia desanimadora semana passada. A Idea Factory International anunciou que as versões mais recentes dessas franquias para Nintendo Switch tiveram seus lançamentos cancelados.
Segundo o portal Gematsu, o motivo por trás do cancelamento parece estar ligado ao conteúdo dos jogos. Tanto a trilogia Hyperdimension Neptunia Re;Birth quanto Death end re;Quest Code Z aparentemente não estão em conformidade com as normas da Nintendo. No entanto, ainda não ficou claro quais aspectos específicos dos títulos violam essas regras.
Um detalhe em comum entre os dois jogos é o elenco de personagens femininas com aquele visual típico de anime e uma aparência juvenil. No caso de Neptunia, as protagonistas costumam aparecer com trajes bem reveladores, enquanto Code Z chama atenção pelas cenas de violência intensa.
Nos últimos anos, obras japonesas com esse tipo de conteúdo vêm enfrentando cada vez mais resistência por parte de órgãos reguladores. A idade das personagens geralmente é ambígua, mas não é raro ver situações onde colegiais são retratadas de forma, no mínimo, sexualmente sugestiva, o que acaba gerando bastante controvérsia.
Embora isso não seja uma característica de todos os jogos dessa categoria, a simples aparência juvenil das heroínas já é suficiente para levantar preocupações sobre questões de pedofilia. Até agora, títulos como esses eram mais frequentemente banidos pela Sony em seus consoles PlayStation, com a Nintendo sendo geralmente mais flexível. No entanto, é possível que a gigante dos jogos agora esteja adotando uma postura mais rígida, seguindo o exemplo de outras empresas.
Hyperdimension Neptunia Re;Birth 1, 2 e 3 já estão disponíveis para o Nintendo Switch no Japão. O primeiro título da trilogia também foi lançado para PS4, e os outros dois devem seguir o mesmo caminho em breve. No entanto, até o momento, não há planos para um lançamento ocidental, nem mesmo no console da Sony.
Enquanto isso, Death end re;Quest: Code Z também encontra-se disponível no Japão não só para Switch, mas também PS4 e PS5. De acordo com a Idea Factory International, as versões para os consoles PlayStation ainda chegarão ao ocidente.