Ontem, 1 de outubro, o estúdio AlphaDream, mais conhecido pela série de jogos Mario & Luigi RPG, declarou falência no tribunal de Tóquio.
Fundado pelo ex-presidente da antiga Square, Tetsuo Mizuno, no início dos anos 2000, o estúdio se especializou em jogos do gênero RPG em consoles portáteis da Nintendo, apesar de também ter desenvolvido títulos de aventura na franquia Hamtaro.
Desde 2003, com o lançamento de Mario & Luigi: Superstar Saga no Game Boy Advance, o estúdio direcionou seu foco à série de RPGs estrelando os irmãos Mario e Luigi da Nintendo, produzindo quatro sequências, a mais recente sendo Paper Jam, um crossover com a série Paper Mario, e dois relançamentos com conteúdo adicional — Superstar Saga + Bowser’s Minions e Bowser’s Inside Story + Bowser Jr.’s Journey.

É reportado que a falência se deu por baixo lucro, alto custo de desenvolvimento e déficits financeiros acumulados em anos recentes.
Com o fim da AlphaDream e presumivelmente sua principal série de jogos, o catálogo de franquias de RPG recorrentes da Nintendo diminui ainda mais, sobrando poucas além de Xenoblade e Fire Emblem.