Após o blog japonês Ryokutya, responsável por sempre vazar informações, principalmente de revistas de jogo, postar um artigo informando que a Atlus iria relançar um de seus jogos de PlayStation 3 com conteúdo adicional, muitos fãs fizeram suas apostas para tentar adivinhar qual seria o título escolhido pela empresa. Aqui na Densetsu não foi diferente e também especulamos, reforçando alguns acontecimentos que tornariam o relançamento de Catherine o mais provável.
Hoje, a Atlus confirmou que um remake de Catherine será lançado para PlayStation 4 e PS Vita sob o título Catherine: Full Body. O site oficial do game já está disponível e você pode acessá-lo aqui. Segundo a empresa, o game será desenvolvido pela equipe interna da Atlus conhecida como Studio Zero, responsável pelo RPG de fantasia Project Re Fantasy: A Fool’s Journey Begins e liderada pelo diretor de Persona 5, Katsura Hoshino.
Catherine é um puzzle de ação que mistura elementos de horror lançado originalmente para PlayStation 3 e Xbox 360 em 2011. O jogo conta a história de Vincent, um homem de 32 anos que trai sua noiva Katherine com uma mulher chamada Catherine. Como consequência de suas ações, Vincent começa a sofrer com pesadelos horripilantes e caberá ao jogador resolver os puzzles presentes nos sonhos do personagem para que ele consiga sobreviver. No novo jogo, uma terceira “Catherine” será introduzida à história, com personalidade e aura totalmente diferentes da anterior, bem como novas cenas com Katherine e Catherine.
Segundo a Famitsu, a revista do dia 4 de janeiro de 2018 (lançada no dia 21 de dezembro de 2017) trará as primeiras informações exclusivas sobre Catherine: Full Body, incluindo mais detalhes sobre a nova personagem, uma entrevista com os desenvolvedores e uma capa ilustrada pelo designer de personagens Shigenori Soejima. Além disso, foram reveladas duas imagens do jogo: uma mostrando a “terceira Catherine” e a outra mostrando uma nova cena com a Catherine original.
Apesar da revista ainda não ter saído, alguns detalhes da última edição da Weekly Famitsu já foram revelados. Entre eles:
Detalhes da História
- A terceira “Catherine” é conhecida como Rin e será dublada por Hirano Aya. Seria um trocadilho com o nome CatheRINe, uma vez que em japonês a pronúncia é “KyasaRIN”?
- Rin foi contratada como uma pianista no bar Stray Sheep, frequentado por Vicent e seus amigos. Rin é dócil e gentil se comparada com as outras duas “Catherines”. Seu envolvimento na história será dividido entre Catherine e Katherine.
- Rin parece não ter etiqueta social, mas oferece suporte a Vincent durante seus pesadelos como uma força de cura, apresentando para ele novos valores.
- O nome verdadeiro de Rin e sua idade são desconhecidos.
Conteúdo Inédito
- Novos finais, novos episódios de história, cenas animadas e “eventos sexy” foram adicionados ao jogo. Assim como no jogo anterior, existirá mais de um final.
- Além da versão original do jogo, a equipe da Atlus preparou uma ampla gama de níveis de dificuldade e outros ajustes para aqueles que quiserem aproveitar a história de uma maneira mais conveniente.
- Há uma nova mecânica onde os jogadores poderão mover múltiplos blocos conectados. Parte da nova mecânica permitirá que o jogador conecte e mova múltiplos blocos ao mesmo tempo, trazendo um novo desafio, bem como mover não somente blocos com formato de cubo, mas também aqueles que foram conectados entre si.
- O jogo terá um recurso de rede / batalha online. A Atlus notou a popularidade surpreendente do cenário competitivo de Catherine internacionalmente e decidiu acrescentar a opção de desafiar outros jogadores.
- Existirá um suporte a cross-save entre PlayStation 4 e PS Vita.
Detalhes de Desenvolvimento
- Catherine: Full Body é um trabalho conjunto entre o time da Atlus e o time do Studio Zero.
- “Full Body” é um termo bastante utilizado para vinhos e foi escolhido por soar mais sensual, simbolizando uma experiência ainda mais rica e um novo Catherine mais erótico. Lembrando que Hashino e os outros membros da equipe visitaram vários bares no Japão para a criação do jogo original.
- A equipe de desenvolvimento inclui:
Diretor: Kenichi Goto
Produtor Criativo: Katsura Hashino
Arte e Design de Personagens: Shigenori Soejima
Compositor: Shoji Meguro - O diretor Kenichi Goto ajustou algumas partes do jogo que eram muito difíceis durante seu envolvimento com a versão original. Goto esteve por trás do sistema de batalha melhorado de Persona 5.
- O cenário está sendo escrito e produzido em grande parte por um pessoal de tempo integral.
- Será possível escolher entre o modo novo e o tradicional durante a história.
- O desenvolvimento do jogo está atualmente 50% completo.
- A data de lançamento e o preço do jogo ainda serão anunciados.
Além de tudo o que foi revelado até o momento, a Atlus está preparando também uma transmissão ao vivo para o dia 22 de dezembro chamada “Discussão quente! De um RPG tradicional para Full Body!? Transmissão especial do Studio Zero 2017″ (激論!王道RPGからフルボディへ!? スタジオ・ゼロ特番2017) onde realizará “uma discussão profunda e uma conversa audaciosa” em uma taverna japonesa, e revelará o trailer de anúncio mundial do novo jogo Catherine: Full Body. A transmissão poderá ser assistida através do site NicoNico às 8h30 (horário de Brasília). Segundo o cronograma:
- 8h30 – Desenho ao vivo com Shigenori Soejima da equipe de arte da Atlus
- 9h – Início do Programa Principal
Dentre as participações confirmadas no programa temos Kouji Watanabe (escritor) e Chiaki Matsuzara (apresentadora), Katsuhiko Hayashi (editor-chefe da revista semanal Famitsu), Shinichi Taira (editor-chefe da Denfaminico Gamer), Mafia Kajita (escritor freelance) e Tomokazu Sugita (dublador), além de outros convidados que aparecerão através de vídeos.
Para comemorar o anúncio de Catherine: Full Body, os membros da equipe estão coletando “experiências assustadoras que pareceram pesadelos” de sua audiência. Essas experiências poderão ser compartilhadas no Twitter através da hashtag “#悪夢のような出来事“. Não deixe de participar!
Catherine: Full Body está atualmente em desenvolvimento para o PlayStation 4 e PS Vita. No entanto, ainda não há informações sobre sua data de lançamento.
O que vocês acharam das mudanças e o que esperam ver no novo jogo? Será que teremos músicas de Persona 5 na Jukebox do Stray Sheep? Conta pra gente!