Seguido do possível tease de ontem que parecia sugerir um lançamento de Catherine para PC, a ESRB (organização responsável pela classificação etária de jogos eletrônicos na América do Norte) agora classificou uma versão do jogo de puzzle da Atlus para computadores.
Colocando-o na classificação Mature (17+) pela exibição de sangue, nudez parcial, temas sexuais, forte linguajar, uso de álcool e violência, a empresa, como de costume, providenciou uma descrição de classificação que traduzimos para o português:
Este é um jogo de quebra-cabeça e aventura no qual jogadores assumem o papel de Vincent, um homem com problemas de relacionamento que se manifestam em seus sonhos. O jogo alterna entre cenas animadas e fases de quebra-cabeça (pesadelos); no mundo dos pesadelos, jogadores devem ajudar Vincent a subir torres desmoronando ao puxar, empurrar, e escalar blocos para alcançar a saída. Se jogadores fizerem um movimento errado, eles podem ser mortos por armadilhas de espinhos e criaturas chefes gigantes (ex: uma noiva demônio, um bebê carregando uma motosserra); cenas de morte são acompanhadas por exagerados salpicos de sangue enquanto Vincent é apunhalado, esmagado, atirado, ou mordido. Durante uma cena, uma personagem é apunhalada no estômago com uma faca; uma grande poça de sangue rapidamente se forma por debaixo de seu corpo.
Para se mover mais rápido nas fases de quebra-cabeça, jogadores podem pedir a Vincent bebidas alcoólicas (ex: coquetéis misturados, cerveja, saquê, uísque); após três bebidas, ele começa a cambalear enquanto se move. Essas sequências são acompanhadas por uma narração: “Dizem que ‘virar’ o álcool de uma vez não faz bem, mas às vezes é necessário” e “Tome um gole de conhaque!”.
Ao decorrer do jogo, sexo e sexualidade são frequentemente referenciados, às vezes enquanto dois personagens estão na cama juntos (ex: “Eu finalmente me tornei um homem! Me livrei da minha ‘carteirinha de V’, BUM”, “Se a pessoa que você ama confessasse um hábito sexual que você acha absolutamente inaceitável, o que você faria?” e “Depois de tudo que você fez com o meu corpo… Noite após noite…”). Uma sequência no quarto mostra as pernas de um homem, e então seus dedos se mexendo; outra cena brevemente exibe uma mulher acariciando seu corpo enquanto faz comentários sugestivos (ex: “Eu tenho um desejo ardente por esses sentimentos… Eu sei que você também tem alguns desejos, não tem?”). O jogo também exibe o personagem central encurralado por demônios femininos sem a parte de cima — porém, efeitos de sombra ocultam a maioria dos detalhes.
As palavras “f**k” e “sh*t” podem ser ouvidas no diálogo.
Catherine foi lançado originalmente em 2011 para PlayStation 3 e Xbox 360, podendo também ser jogado no Xbox One através de retrocompatibilidade. Uma versão aprimorada, intitulada Catherine: Full Body, será lançada no dia 14 de fevereiro no Japão para PS4 e PS Vita, com um lançamento mundial programado ainda para 2019, sem uma data específica anunciada até o momento.