Em uma recente entrevista com a IGN, Hidetaka Miyazaki, presidente da FromSoftware e diretor do recém anunciado Elden Ring, falou um pouco sobre seu novo jogo, comparando-o a alguns de seus jogos anteriores, como Dark Souls e Sekiro: Shadows Die Twice.
O diretor afirma que o título, semelhante aos seus predecessores, será um RPG de ação em terceira pessoa com um estilo de gameplay semelhante ao de Dark Souls. A diferença principal, no entanto, será o tamanho do mundo que dessa vez será aberto, podendo ser explorado a cavalo. Com essa adição servindo como base, os sistemas e mecânicas do jogo foram feitos para melhor acomodar o vasto ambiente e também trazer uma história maior, exploração mais profunda e batalhas mais variadas.
Apesar desse mundo maior, não vá esperando vilarejos e cidades típicos de RPGs pois, de acordo com Miyazaki, os locais disponíveis serão ruínas sombrias tradicionais dos jogos dark da empresa.
Em relação à participação especial de George R.R. Martin, o popular escritor e produtor responsável pela aclamada série A Song of Ice and Fire que foi adaptada no seriado Game of Thrones da HBO, Miyazaki diz que apesar do autor não ter escrito a história principal do jogo, ele criou toda a mitologia e eventos que ocorrem antes da participação do personagem do jogador.
O diretor diz que a decisão de Martin criar somente essa backstory se deu pela equipe desejar não restringir o que o escritor poderia escrever, visto que a história de um jogo geralmente serve para complementar o gameplay e isso poderia impor limites sobre o criador de Game of Thrones. Ficando encarregado da lore, George R.R. Martin pôde se ver livre para soltar sua criatividade.
Em Dark Souls, toda a mitologia por trás do jogo estava disponível ao jogador caso o mesmo desejasse encontrá-la através de exploração e isso continuará sendo verdade para Elden Ring. Com personagens com aparência e personalidade customizáveis, jogadores poderão encontrar fragmentos da narrativa em vários lugares e falando com NPCs que Miyazaki promete que serão aprofundados desta vez.
Apesar de ainda sabermos pouco sobre o jogo, com somente um misterioso trailer cinemático disponível, ao menos parece que o título irá agradar fãs da série Dark Souls que se encontra atualmente parada após ter sido encerrada com seu terceiro jogo.
Elden Ring será lançado para PlayStation 4, Xbox One e PC em uma data ainda não anunciada.