Persona 3 foi lançado originalmente em 13 de julho de 2006 no Japão como um exclusivo do PlayStation 2. Sendo desenvolvido por uma equipe diferente à que fez os três primeiros jogos da série (Megami Ibunroku Persona, Persona 2: Innocent Sin e Persona 2: Eternal Punishment), Persona 3 deu início a uma nova era à franquia, adicionando uma influência maior de animes e um grande foco em elementos sociais semelhantes aos de jogos “simuladores de romance” e visual novels.
Dez anos depois do lançamento de Persona 3, a Atlus lançou o tão-aguardado Persona 5, jogo que se provou um sucesso e melhorou muitos aspectos apresentados por P3. Este ano, a Atlus anunciou um jogo de dança no mesmo estilo de Persona 4: Dancing All Night com personagens de Persona 3 na forma de novos modelos 3D semelhante aos do jogo mais recente da série, Persona 5. Kazuhisa Wada, um dos desenvolvedores principais da Atlus, disse o seguinte sobre os novos modelos: “O impacto [de modelos HD de corpo inteiro do elenco de P3] é enorme.”
Alguns fãs, tal como o notável usuário Mystic que é um grande fã da franquia e está sempre antenado e próximo das novidades sobre a série Persona, acham que o comentário de Wada pode estar indicando algo além de simplesmente estar falando sobre Persona 3: Dancing Moon Night.
Apenas mera especulação de fãs? Talvez. Mas essa especulação ganha força quando levamos em consideração alguns fatores recentes…
O usuário “TGE” do YouTube andou investigando os dados dos arquivos de Persona 5, e descobriu algo muito interessante: um mapa não-terminado que trata-se de uma recriação da sala principal do dormitório Iwatodai de Persona 3, o lugar que pode ser considerado a “hub” do jogo, visto que é essencialmente a casa do protagonista e seus companheiros.
Agora, isso não é prova definitiva de que um remake de Persona 3 está, de fato, sendo desenvolvido. O mapa pode ter sido usado simplesmente como um teste para Persona 5. É bem comum empresas usarem elementos de jogos anteriores para testar novos, como a demo de Shin Megami Tensei III: Nocturne que usou um modelo 3D da personagem Lisa Silverman de Persona 2 (que é inteiramente em 2D).
Mas é algo interessante de se notar, principalmente porque um remake para consoles da geração atual de P3 é algo que a própria Atlus já mencionou como uma possibilidade, em uma pesquisa realizada em fevereiro deste ano.
Prova de que a Atlus levou essa pesquisa em consideração para seus próximos jogos é o fato de que três dos possíveis jogos mencionados na pesquisa foram anunciados recentemente: os dois jogos musicais de P3 e P5 (Persona 3: Dancing Moon Night e Persona 5: Dancing Star Night) e uma continuação de Persona Q: Shadow of the Labyrinth.
De qualquer forma, um remake pode levar um bom tempo para se realizar, já que a Atlus está bem ocupada ultimamente com os três jogos mencionados acima, o novo Shin Megami Tensei, o Project Re Fantasy da equipe de Persona, e talvez (TALVEZ!!) até um novo jogo semelhante a Catherine.