Na tentativa de amenizar o congestionamento dos servidores de Final Fantasy XIV após o lançamento de sua tão aguardada expansão, Endwalker, a Square Enix tomou uma decisão drástica. Ao decorrer dos próximos dias, a venda de edições físicas e digitais do MMORPG, tal como novos registros de contas para o período de teste gratuito, serão suspendidos temporariamente.
Por meio do portal oficial The Lodestone, o diretor e produtor Naoki Yoshida informou que essa é uma ação para combater os problemas que o game anda enfrentando. Desde o lançamento da nova expansão, ambos jogadores com inscrição ativa e do teste gratuito se veem obrigados a esperar em longas filas para poder fazer log-in no jogo, com alguns conseguindo entrar apenas de madrugada.
Além da suspensão das vendas e dos testes gratuitos, outras ações visando melhorar a experiência de todos estão em andamento. No dia 21 de dezembro, o título receberá uma atualização para corrigir um antigo bug recém descoberto que está impedindo jogadores de entrar no jogo em horários de pico.
Na mesma data do update, usuários que possuem inscrição ativa receberão, gratuitamente, mais 14 dias de tempo em jogo. No começo do mês, pouco após o lançamento antecipado de Endwalker, a Square Enix já havia oferecido uma semana gratuita para compensar pelos problemas. Assim, no total, todos receberam três semanas adicionais para jogar.
Finalmente, em 2022, a desenvolvedora pretende disponibilizar um novo banco de dados e servidores de mundo adicionais para acomodar mais jogadores conectados simultaneamente. A esperança é que um calendário para essas adições possa ser divulgado até o fim de janeiro.
Final Fantasy XIV encontra-se disponível para PlayStation 5, PS4 e PCs, porém suas vendas digitais já foram suspendidas temporariamente. A nova expansão, Endwalker, trouxe um variedade de novidades ao jogo no começo do mês, incluindo a conclusão de uma saga em desenvolvimento desde 2013.