Em entrevista ao programa de rádio japonês Game Hack, o produtor Naoki Yoshida, responsável pelo desenvolvimento de Final Fantasy XVI, falou um pouco sobre os novos recursos do jogo. A maior novidade é a presença de um modo para jogadores que querem apenas acompanhar a história.
Detalhes de como a modalidade funcionará ainda não foram revelados, mas segundo Yoshida, haverão diversas melhorias para fornecer uma experiência exclusivamente narrativa àqueles que não se interessam pelo combate. Apesar disso, ele ressalta que o modo normal do game trará um bom equilíbrio entre sequências de história e de ação, sendo relativamente fácil entender as mecânicas.
O produtor também comentou sobre os conceitos explorados no game e que as dificuldades de se tornar um adulto representarão um grande dilema para os personagens. Sua intenção é criar “um mundo dentro do universo de Final Fantasy que empolgue aqueles que entendem as realidades do bem e do mal.”
Final Fantasy XVI ainda não possui previsão de lançamento, mas até o momento foi anunciado exclusivamente para PlayStation 5. Mais detalhes sobre a trama foram divulgados anteriormente, próximo à revelação do título.