Hideki Kamiya, o famoso criador de Devil May Cry, Viewtiful Joe e Bayonetta, deixará o estúdio que ele co-fundou há 16 anos, a PlatinumGames, no próximo dia 12 de outubro. O anúncio veio por meio de um pronunciamento da empresa publicado em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), desejando ao diretor e vice presidente executivo sucesso em seus projetos futuros.
Em sua própria mensagem na rede social, Kamiya diz que deixar o estúdio foi uma decisão difícil que veio após “muita consideração com base nas minhas crenças”. Naturalmente, nenhuma das partes deixa muito clara a razão exata para a separação, mas o criador garante que continuará a fazer jogos do seu jeito.
Co-fundando a empresa em outubro de 2007, Kamiya foi um dos principais responsáveis por dar ao estúdio o DNA pelo qual ele é conhecido até hoje com Bayonetta em 2009. O título essencialmente colocou a PlatinumGames no mapa, abrindo as portas para outros sucessos, como Metal Gear Rising: Revengeance e NieR: Automata.
Até então, o diretor estava trabalhando em seu quinto projeto na empresa. Provisoriamente intitulado Project G.G., o game completaria uma trilogia espiritual de jogos dirigidos por Kamiya e baseados no gênero tokusatsu, ao lado de Viewtiful Joe e The Wonderful 101. Por ora, fãs presumem que o título esteja cancelado, mas nada foi anunciado até o momento.
Enfim, Hideki Kamiya é o terceiro dos quatro fundadores da PlatinumGames a deixar a empresa, após Shinji Mikami em 2010 e Tatsuya Minami em 2016, deixando para trás o quarto membro e atual CEO, Atsushi Inabata.