Geralmente não falamos muito sobre eroge (games eróticos) por aqui, preferindo deixar as coisas mais “família”, entende? Ainda assim, vale a pena quebrar um pouco as “regras” quando algo acontece com um nome conhecido nesse meio. Neste caso, parece que o estúdio Illusion, mais conhecido pelos games de realidade virtual VR Kanojo e Honey Select, está fechando suas portas.
Em seu site oficial, a empresa não entra em detalhes sobre as razões para estar encerrando suas operações. Entretanto, deixam claro que interessados têm até o dia 8 de agosto para comprar seus títulos em plataformas como Steam. Depois dessa data, aparentemente será impossível adquirir os jogos do estúdio por meios oficiais.
Além de VR Kanojo, Honey Select e outros eroge 3D, a Illusion também ficou conhecida pelo controverso RapeLay em 2009. Girando em torno de uma premissa de péssimo gosto, o título acabou sendo banido em múltiplos países, incluindo o Japão, e forçou a empresa a ignorar sua existência. Na época, essa controvérsia também resultou numa birra entre pequenos estúdios de visual novels e o público ocidental.
Sedeada em Yokohama, Japão, a Illusion fecha suas portas após 30 anos em atividade. O primeiro título do estúdio, até então conhecido como Heart Electronics Industry, foi Angel Army, lançado em 1993 para o NEC PC-9801.