Após discussões com a Microsoft, a desenvolvedora Inti Creates anunciou a decisão de cancelar a versão do jogo de ação Gal Gun Returns para Xbox One. Através de um comunicado à imprensa, o estúdio explicou um pouco melhor o motivo para o cancelamento.
De acordo com a Inti Creates, o objetivo do título, que é uma versão remasterizada do primeiro jogo da série, é preservar o espírito do original. Entretanto, ao decorrer do desenvolvimento da versão para o console da Microsoft, que acabou sendo completada e estava sobre análise, ficou claro que o estúdio seria incapaz de garantir uma experiência consistente em todas as plataformas.
Apesar da mensagem, a razão para essa falta de consistência ainda permanece vaga. No entanto, fãs especulam que o motivo para o cancelamento possa ter a ver com o conteúdo sensual com personagens colegiais, algo que ao decorrer dos últimos anos vem sendo menos aceito em consoles no ocidente. As empresas envolvidas, no entanto, não confirmaram ou negaram essas especulações.
Em anos mais recentes, empresas no ocidente têm mantido uma política mais rígida em relação a títulos com conteúdo sugestivo envolvendo personagens de idade aparente questionável. Esse policiamento já resultou em jogos sendo banidos internacionalmente, recebendo versões censuradas para consoles e tendo seu desenvolvimento completamente repensado.
Ainda assim, Gal Gun Returns segue com suas versões para Nintendo Switch e PC via Steam planejadas para chegar à Ásia em 28 de janeiro e no ocidente em 12 de fevereiro de 2021. Atualmente, essas duas plataformas têm sido o único lar de vários títulos semelhantes, com as proprietárias Nintendo e Valve se provando bem mais tolerantes em relação a esse tipo de conteúdo.