Na semana passada apresentamos para vocês os Cafés Temáticos de Jogos existentes no Japão e hoje iremos mostrar os principais live actions americanos de jogos japoneses. Assim como em filmes, os jogos nos contam uma história e alguns deles acabam ganhando versão para cinema. É claro que ver o seu personagem favorito sendo representado por um ator é uma emoção diferente, mas que muitas vezes gera uma ansiedade e preocupação sobre a fidelidade do filme com relação à obra original. Temos muitos casos de filmes sensacionais e outros que poderíamos apagar de nossas memórias, vamos conferir alguns deles!
Não é de hoje que são criados filmes baseados em jogos. Isso começou lá atrás, no ano de 1993, com Super Mario Bros quando o nosso encanador bigodudo favorito se tornou de carne e o osso e deu as caras nas telinhas.
Super Mario Bros
O enredo desse live action não poderia ser mais maluco. Para explicar a raça híbrida de humanos com dinossauros presente no filme, a história que antecede o mesmo diz que o meteoro que atingiu a Terra 65 milhões de anos atrás criou uma dimensão paralela onde os dinossauros se tornaram uma raça super inteligente e agressiva que de alguma forma alguns está em nosso plano. O filme se passa em Brooklyn e nossos irmãos bigodudos estão em uma missão para salvar a princesa Daisy (Sim! Não é a Peach!) e seu pai, o Rei Cogumelo, das garras do Rei Koopa, um descendente do Tiranossauro Rex. O objetivo do Rei Koopa é juntar os dois mundos e se tornar o senhor supremo e, para isso, ele acredita que Daisy é a peça chave na junção dos mundos.
Por mais trash que se pareça o filme, ele foi nomeado a dois Saturn Awards (Figurino e Maquiagem).
Segue o trailer abaixo ~I GOT THE POWER~
Street Fighter
Um clássico da TV brasileira com Jean Claude Van Damme interpretando Guile e Raúl Juliá que aceitou o papel de Mr.Bison mesmo com câncer de estômago, por apelo dos seus dois filhos. Infelizmente, ele veio a falecer antes do filme estrear em cartaz em 1994. Seu trabalho foi recompensado, pois o filme rendeu o triplo de seu custo, gerando uma renda de U$99.423,521 milhões.
A história desse live action se inicia com o exército de Shadaloo raptando cerca de 63 pessoas para conseguir, em troca de resgate, dinheiro suficiente para bancar seus experimentos de transformar humanos em super-humanos para servi-los. O gênio cientista por trás de tudo é o Dr.Dhalsim (sim, no filme ele é um cientista) que também foi refém de M.Bison e é forçado a utilizar suas habilidades para o mal. Sua primeira cobaia é Carlos “Charlie” Blanka, que após o processo de intervenção é conhecido como Blanka (huehuehueBR)
Os personagens principais no jogo, Ryu e Ken, não são os protagonistas desse filme, e sim Guile. A dupla dinâmica é golpista (mas o que?!) que vende armas de brinquedo para o exército de Shadaloo, liderado por Sagat. Eles são recrutados por Guile após ver a capacidade de luta deles contra os soldados de Shadaloo.
Segue o trailer abaixo:
Resident Evil: O Hóspede Maldito
Filme de 2002, traz uma adaptação do jogo para as telas dos cinemas. A famosa Umbrella Corporation possui um laboratório subterrâneo nomeado Colméia, situado nada mais nada menos que em Raccoon City, onde é desenvolvido o T-Virus. Em determinado momento, algo dá errado e alguém consegue roubar e liberar o vírus dentro do laboratório que possui um sistema de inteligência artificial (Rainha Vermelha) que sela toda a Colméia para evitar que o vírus se espalhe para a superfície. Infelizmente, ao selar o laboratório, muitas vidas são sacrificadas e várias delas se tornam criaturas sedentas por sangue.
A nossa protagonista é Alice (Milla Jovovich). Alice acorda nua e sem memória em uma mansão próxima a Raccoon City e, após uma invasão de um esquadrão de elite de Raccoon city, é obrigada a entrar na Colméia. Dentro dela, Alice começa a coletar pistas sobre quem é e o que foi, além de ter que enfrentar a Rainha Vermelha, que deixa bem claro que eles não são bem-vindos. Sem se esquecer das inúmeras criaturas que foram criadas durante o tempo de incubação, nisso em um tempo restrito de 3 horas.
Suas adaptações não foram bem aceitas pelos fãs, apesar de possuir atores e nome muito fortes em seu elenco. Para alegria de poucos, o live action recebeu cinco continuações:
- Resident Evil: Apocalipse (2004)
- Resident Evil: A Extinção (2007)
- Resident Evil: Recomeço (2010)
- Resident Evil: Retribuição (2012)
- Resident Evil: O Capítulo Final (2016)
Admito para vocês que só consegue assistir até o terceiro (fui bem até, não?). Segue o trailer abaixo:
Silent Hill
O desenvolvimento do filme teve inicio no começo dos anos 2000, mas foi lançado somente em meados de 2006. Foram 5 anos de negociação para conseguir os direitos e poder criar um filme baseado em Silent Hill. Seu orçamento foi de cerca de U$50 milhões e seu lucro foi quase o dobro!
A história do live action começa com Rosa em busca de sua filha Sharon que sofre de sonambulismo e vai parar uma mata próxima de sua casa. Quando consegue alcança-la, Sharon grita as palavras “Casa” e “Silent Hill” de forma aleatória. Sharon sofre de uma doença fatal e Rosa pensa que só conseguirá curar sua filha levando-a para a tal cidade que assombra os seus sonhos, mesmo que para isso tenha que contrariar a vontade de seu marido.
Durante seu caminho para Silent Hill, Rosa é perseguida por uma policial que desconfia de suas ações. Rosa, desesperada, acelera e tem a impressão de ver a imagem de uma menina no meio da rua. Ela desvia de forma abrupta e acaba batendo carro. Ao acordar, Rosa não encontra Sharon e decide ir atrás da filha a pé e, infelizmente, acaba chegando na cidade da névoa: Silent Hill.
Ao entrar em Silent Hill, Sharon começa a descobrir coisas sobre si, a cidade e sua filha. Descobre também que ao tocar a sirene, Silent Hill se transforma em um local sombrio, onde as trevas tomam conta e ninguém está seguro dos monstros da cidade e de si mesmo.
No filme, Silent Hill é uma cidade que foi abandonada 30 anos atrás devido a um excesso de fumaça derivada das minas de carvão.
Após o sucesso do primeiro filme houve uma continuação chamada Silent Hill: Revelação (2012) que foi um fracasso.
Segue abaixo o trailer:
Conclusão:
Nós, fãs de jogos, sempre ficamos com uma pulga atrás da orelha quando sabemos que um novo live action baseado na nossa franquia favorita está em produção, não é mesmo? Mas às vezes eles acertam e o filme acaba se tornando muito querido pelos fãs, afinal, ver o nosso personagem favorito sendo representado por um ótimo ator e com uma produção fantástica é impagável.
Além desses títulos americanos, Pokemon’s Detective Pikachu é a nova aposta cinematográfica de Hollywood e o filme está sendo produzido pela Legendary Pictures. Um live action do ouriço azul Sonic também está em desenvolvimento pela Paramount Pictures. Será que isso vai dar certo?
E vocês, já ficaram desapontados com algum filme adaptado de jogo? Gosta de algum outro não citado aqui? Conta pra gente nos comentários, no Twitter ou no Facebook!