Keiichiro Toyama, diretor de jogos responsável pela criação de Silent Hill, Siren e Gravity Rush, anunciou sua saída da SIE Japan Studio, principal desenvolvedora japonesa de jogos da Sony. Seguindo em frente, o famoso criador de jogos estará trabalhando em seu novo estúdio independente, Bokeh Game Studio, ao lado de Kazunobu Sato e Junya Okura, que também deixaram a empresa.
Começando sua carreira em meados da década de 90 como um artista gráfico na Konami, Toyama foi um dos membros originais do grupo Team Silent, responsável pela criação da série Silent Hill. Em 1999, o diretor deixou a gigante japonesa para se juntar à Japan Studio, onde ao decorrer de quase 20 anos ele desenvolveu os jogos de terror Siren e a aventura anti-gravitacional Gravity Rush.
Em entrevista à Famitsu, Toyama fala sobre o primeiro projeto de seu novo estúdio que já está em preparação, um jogo de ação e aventura que será lançado para múltiplas plataformas. Entretanto, visto que a escala desse título será semelhante à dos jogos anteriores do diretor, é esperado que o desenvolvimento leve de dois a três anos para ser completado.
Quanto à razão para sua saída da Japan Studio, uma mensagem de Toyama explica que, com o rápido crescimento da industria de jogos, ele sentiu a necessidade de uma mudança para poder perseguir suas próprias ambições. Assim, um novo capítulo com um estúdio completamente novo é o cenário ideal para que ele e seus colegas possam dar forma às suas ideias originais.
Quando perguntando se sua equipe ainda poderá trabalhar nas franquias que criaram em sua empresa anterior, o diretor afirmou que seu novo estúdio não tem a liberdade para trabalhar nessas propriedades intelectuais. Entretanto, Toyama espera que sua relação com a Sony continue boa, deixando as portas abertas para uma possível colaboração no futuro.
Aqueles interessados em acompanhar o trabalho de Keiichiro Toyama já podem seguir a Bokeh Game Studio em seus perfis oficiais no Twitter e Facebook. Além disso, um canal oficial no YouTube também já está no ar, com um vídeo de introdução ao estúdio: