A Key é uma desenvolvedora de games especializada em visual novels sediada no Japão na cidade de Osaka e em 2019 completa 20 anos desde seu primeiro jogo, Kanon, lançado em 4 de junho de 1999.
Sendo uma das mais conhecidas empresas de games do Japão, a desenvolvedora foi responsável por títulos que talvez sejam os mais expressivos do gênero visual novel, como Clannad, Little Busters! e Angel Beats!. Muitos de seus jogos encantaram o público a ponto de serem adaptados para filmes, animes e mangás que são amados até os dias de hoje.
Em comemoração ao aniversário, a empresa colocou no ar um site especial com uma arte inédita de todas as suas protagonistas juntas e ainda anunciou uma trilha sonora oficial comemorativa intitulada “Key Box: For Two Decades” que virá com 50 discos, um livro decorado com a letra de todas as músicas presentes no produto e uma caixa com a ilustração de aniversário de todas as personagens juntas. Tudo isso passará a ser comercializado em setembro no Japão pelo valor de ¥50,000.
Jun Maeda, o principal escritor das aclamadas histórias da Key deixou uma mensagem para os fãs da desenvolvedora:
Mesmo se você me dizer que é o vigésimo aniversário da Key, não penso muito nisso visto que não fizemos nenhum anúncio esse ano. Entretanto, para uma marca de jogos, durar 20 anos é algo que eu acho bem incrível.
Nessa época em que estamos lentamente perdendo a cultura de jogar visual novels no PC, a indústria tem se tornado complicada e se tornou difícil sobreviver.
Durante nosso décimo aniversário sediamos o evento “10th Key Memorial Fes”, mas no nosso vigésimo aniversário é uma atmosfera totalmente diferente.
Nessas condições, não podemos gastar tanto dinheiro quanto gastamos no passado. Até fazer um website como este é algo que mostra a extensão do que podemos fazer.
Em meio a tudo isso, o último jogo produzido, Summer Pockets, foi lançado ano passado com ótimas reviews e isso tornou-se um bom ponto de mudança. Graças a isso pudemos nos motivar e tornar a Key ainda melhor!
Para que nossos fãs continuem capazes de pensar “sou feliz por ser um fã da Key”, nós da equipe continuaremos trabalhando duro.