Apesar da bolha das NFTs já ter estourado, com mais de 95% das coleções de bens digitais tendo zero valor, de acordo com um estudo do portal appGambl, algumas empresas ainda insistem na ideia. Uma dessas é a gigante japonesa Capcom que, para celebrar o 36º aniversário da série Mega Man, promoveu uma campanha de cunhagem de tokens não-fungíveis do jogo mobile Mega Man X DiVE.
Obviamente, a resposta dos fãs à notícia não foi nada receptiva; basta ver as reações ao anúncio oficial no X. A decepção do fandom de Mega Man é apenas a mais recente a entrar para uma longa lista de oportunidades desperdiçadas da Capcom para com a franquia, que há anos permanece não exatamente morta, mas no que alguns podem chamar de um coma, vivendo do passado.
Mas porque algumas desenvolvedoras japonesas ainda insistem em NFTs? Bem, ao que parece, o interesse em bens digitais não se dissipou na terra do sol nascente. De fato, conceitos de “Web3” como tokens não-fungíveis e metaverso receberam até mesmo incentivo do governo do Japão.
Nos resta esperar para ver se essa tendência japonesa de NFTs é apenas parte dos detritos da febre mundial da tecnologia que veio e passou entre 2021 e 2022, ou se é sinal de uma verdadeira indústria crescente no país. De qualquer modo, ainda é meio triste que fãs de Mega Man recebam só isso para celebrar sua amada franquia.