A Koei Tecmo anunciou que Monster Rancher, RPG de simulação de vida lançado para PlayStation, será relançado para plataformas ainda não anunciadas.
O título foi lançado originalmente em 24 de julho de 1997 como Monster Farm no Japão, exatos 22 anos atrás, para o primeiro console da Sony na época em que a Tecmo ainda era separada da Koei.
Se aproveitando da moda de “mons” — jogos onde o jogador deve colecionar monstros — popularizada pela primeira geração de Pokémon, a Tecmo resolveu trazer algo diferente para a época, misturando elementos de simulação/gerenciamento de vida com mecânicas de RPG e um sistema de batalhas dinâmicas. Como um criador de monstros, o jogador deve treinar suas criaturas em sua fazenda através de exercícios, batalhas e aventuras em várias regiões para alcançar seu objetivo: se tornar um mestre e vencer o campeonato de batalhas de monstros.
Apesar de premissa soar semelhante a Pokémon, um dos elementos que mais o diferencia da franquia de monstros de bolso é o fato de monstros envelhecerem e eventualmente morrerem. Quando um monstro chega a uma idade avançada, jogadores devem escolher aposentá-lo ou “fundi-lo” para conseguiram uma criaturazinha bebê e recomeçarem. Além disso, a dificuldade elevada dos jogos da série também os ajudam a se distinguir de outros jogos semelhantes.
Quanto ao relançamento, a Koei Tecmo ainda divulgará mais detalhes, incluindo plataformas e previsão de lançamento. Um site oficial já está no ar e deve ser atualizado conforme mais informação forem divulgadas.
O último título da franquia a ser lançado para o ocidente foi My Monster Rancher em 2011, o primeiro desenvolvido para dispositivos móveis. Pouco além de algumas spin-offs que não receberam tanta atenção foi lançado desde então.