Usuários da Rússia relatam problemas para acessar a plataforma Nintendo eShop a partir de qualquer sistema da Nintendo. Embora ainda não haja um pronunciamento oficial da empresa, a página de suporte da loja diz que seu serviço de transações suspendeu o processamento de pagamentos em rublos russos e, assim, tornou-se necessário entrar temporariamente em modo de manutenção.
Notavelmente, essa situação ocorre em meio à recorrente operação militar da Rússia na Ucrânia, que teve início em 24 de fevereiro. Essa ação segue sendo condenada pela maior parte dos países de dentro e fora da União Europeia, com muitos, incluindo o Japão, impondo uma variedade de sanções e restrições à nação russa.
No que diz respeito a jogos, a produtora CD Projekt Red já anunciou que sua plataforma GOG ficaria deliberadamente inacessível a usuários da Rússia e Bielorrússia. Em adição, a Microsoft suspendeu todas as vendas de seus produtos em território russo.
Novamente, a Nintendo ainda não se pronunciou sobre os problemas de acesso, o que leva a crer, ao menos no momento, que isso não foi uma ação proposital da empresa. Ainda assim, a The Pokémon Company, empresa produtora da franquia Pokémon, da qual a “Big N” é coproprietária, esteve realizando doações de caridade a causas humanitárias para ajudar o povo ucraniano.