Depois de levantar o hype com seu primeiro trailer, o Nintendo Switch 2 finalmente teve sua direct dedicada com mais de 1 hora. Com melhorias significativas em hardware e alguns recursos inovadores com relação ao antecessor, o console teve os holofotes merecidos. A nova plataforma manterá a proposta híbrida, mas agora com ainda mais foco na conectividade entre jogadores.

Algumas das principais novidades já eram ventiladas internet afora ou foram reveladas no primeiro trailer: o Nintendo Switch 2 contará com um processador mais poderoso, suporte para resolução 4K quando conectado à TV e uma tela OLED de maior qualidade para o modo portátil.
Contudo, a parte inédita é que o console terá um sistema de áudio aprimorado e melhorias na taxa de atualização da tela, garantindo uma experiência mais fluida para os jogadores. Alguns jogos da apresentação foram indicados como potencialmente atingindo 120fps.

O console também contará com um sistema de comunicação integrado semelhante ao Discord, permitindo chamadas de voz e vídeo diretamente no aparelho. A conectividade online também será mais estável, com suporte para conexões Wi-Fi mais modernas, resolvendo um problema de longa data do primeiro Switch.
Outro problema que parece ter sido resolvido é a presença de títulos third party na plataforma da Nintendo, com Elden Ring e Split Fiction sendo confirmados, por exemplo. Outros estúdios importantes como EA e Warner confirmaram presença com versões 1:1 de seus jogos no console.

Quanto ao design do aparelho, o mesmo mantém a identidade de seu antecessor, mas com uma pegada mais ergonômica e melhor aproveitamento da tela. Os Joy-Cons também passaram por atualizações, oferecendo maior precisão nos comandos e tecnologia aprimorada para evitar problemas de drift, sendo a crítica mais infame do Switch 1; eles também funcionarão como mouses em alguns games.
O Nintendo Switch 2 será oficialmente lançado em 5 de junho de 2025, mas ainda carece de um valor oficial para compra antecipada no Brasil. A apresentação na íntegra pode ser vista a seguir.