Segundo o jornal econômico asiático Nikkei, a Nintendo estaria iniciando os procedimentos para transferir nos próximos meses parte da fabricação de novos consoles Nintendo Switch da China para o Vietnã.
A medida seria motivada pelas altas constantes no valor dos impostos sobre a fabricação do produto que vem sofrendo com as consequências da guerra comercial entre Estados Unidos e China, impondo aumentos de carga tributária nos produtos um do outro em busca da valorização da produção nacional.
Desde que o Switch foi lançado, sua fabricação dava-se principalmente por contratos com empresas de eletrônicos chinesas, como a Foxconn, uma das principais exportadoras da China. Com aproximadamente 40% de todos os Switch vendidos nas Américas – e os Estados Unidos como principal mercado fora do Japão – a empresa japonesa perderia muito dinheiro mantendo tais contratos de produção com o rival comercial de Donald Trump.
Não está claro se essa decisão afetará o valor dos consoles ao redor do mundo, mas certamente impedirá possíveis aumentos no valor que poderiam ser repassados ao consumidor caso o custo de produção do Switch seguisse aumentando.
Nintendo Switch foi lançado mundialmente em 3 de março de 2017.