A Game Informer trouxe novidades a respeito de Pokémon Sword & Shield após uma visita aos escritórios da desenvolvedora Game Freak em Tóquio, revelando mudanças ao tradicional estilo da série, como um sistema de auto-save.
Segundo o diretor Shigeru Ohmori, essa função funcionará em qualquer momento do jogo, visando tranquilizar o jogador quanto à preocupação de salvar o jogo. Essa funcionalidade também será opcional, permitindo que fãs que desejam jogar como nos títulos anteriores optem por não utilizá-la.
Outra novidade se encontra no formato dos ginásios. Tradicionalmente, aproximadamente oito ginásios podiam ser visitados e desafiados na maioria dos jogos principais. A nova região de Galar contará com um total de 18 gyms divididos em duas ligas, “Minor” e “Major”.
Adicionalmente, cada versão do jogo contará com seus próprios ginásios. A ideia é que a cada ano a região receba diferentes ginásios sendo representados em cada liga, semelhante a ligas de futebol na vida real.
Finalmente, o título, assim como seu antecessor, continuará com a ausência de Hidden Machines (HMs), itens especiais usados para ensinar novas habilidades a um Pokémon.
Ao invés disso, a equipe de desenvolvimento busca estudar uma forma diferente para permitir que jogadores modifiquem a natureza de um monstrinho capturado e espera que isso o ajude em batalhas competitivas contra outros jogadores.
Pokemon Sword e Pokémon Shield serão lançados no dia 15 de novembro, exclusivamente para Nintendo Switch.