Nos últimos anos, fãs de videogames vêm demonstrando grande dedicação à preservação de títulos antigos indisponíveis por meios oficiais, sem a ajuda das empresas donas dessas obras. Nesse meio, uma categoria de jogos que representa um desafio é a dos que foram lançados exclusivamente para dispositivos móveis, especialmente os que precedem a ascensão dos smartphones.
No geral, a única esperança para a preservação de um título mobile antigo acaba sendo encontrá-lo instalado num celular antigo. A situação se complica ainda mais quando se trata de uma obra japonesa de nicho. Esse foi o caso de Shikyō no Kan (“A Mansão do Espelho Mortal”), um título de 2008 da franquia Professor Layton.
Este pequeno game de puzzles da Level-5 foi lançado originalmente para inscritos do antigo serviço Mobagetown no Japão. 2009 trouxe uma versão atualizada com quebra-cabeças inéditos como parte do app Layton Mobile R e serviços ROID.
O aplicativo com o game relançado foi descontinuado em outubro de 2014, deixando fãs apenas com gravações de vídeos e imagens como evidência da existência de ambas as versões. Isto é, até fevereiro de 2024, quando os primeiros três dos seis capítulos do jogo original foram encontrados e preservados online. Agora, graças aos esforços de um preservacionista, a busca está completa.
YuviApp, também hacker e tradutor, foi ao seu perfil no X informar sobre sua incrível descoberta de um celular F906i. O dispositivo, sobrevivente de um incêndio doméstico, contém o jogo original de 2008 inteiro instalado, além de mais de 50 apps, podendo levar a ainda mais mídias perdidas.
Em típico estilo Professor Layton, Yuvi por enquanto faz mistério sobre o conteúdo do celular, mas promete que em breve revelará mais detalhes. Ademais, ele diz que uma tradução em inglês eventualmente será providenciada, para a alegria de fãs da franquia no ocidente.