Na última sexta-feira (24/04), a Black Inc. lançou um serviço intitulado OOParts, focado em distribuir inúmeras visual novels por streaming. Apesar de estar oficialmente apenas no território japonês, alguns títulos do catálogo oferecem versões em inglês americano.
A novidade conta com mais de 100 obras por uma assinatura mensal de ¥3,000. Contudo, os primeiros assinantes terão acesso a um valor excepcional de apenas ¥1,000, buscando maximizar o número inicial de usuários. O período de duração do desconto na mensalidade não foi especificado.
Em meio às comuns declarações que apoiam consoles e a sobrevivência da mídia física, como a que foi feita recentemente pelo presidente da Nintendo, o OOParts estará disponível inicialmente para PCs e dispositivos móveis. Ainda é cedo para especular que o serviço possa chegar aos consoles com um aplicativo próprio. Ademais, não foram feitos quaisquer comentários a respeito de uma expansão global.
Apesar de inovadora, a tecnologia de streaming de jogos ainda recebe muitas reclamações ao redor do mundo por conta de atrasos na resposta de comandos dados pelos jogadores e perda de pacotes de dados. Dessa forma, títulos como visual novels podem ser um bom medidor da evolução desse mercado, já que possuem uma jogabilidade que não requer imediatismo.