A comunidade de fãs da franquia Sonic the Hedgehog surpreendeu a internet mais uma vez: graças aos esforços de um pequeno grupo de programadores, Sonic Unleashed finalmente pode ser jogado de forma nativa em computadores.
Para os não familiarizados com a franquia, Sonic Unleashed foi lançado em 2008 para Xbox 360 e PlayStation 3; e nunca foi relançado oficialmente. Apesar de ter recebido avaliações medíocres no seu lançamento, muitas delas devido à sua performance, em anos mais recentes, o game ganhou uma nova onda de fãs.

No entanto, para conseguir jogar o título, era necessário ter acesso a um dos consoles em que foi lançado, com poucas alternativas caso isso não fosse possível: emulação (que gera resultados ainda mais frustrantes que jogar nos consoles) ou pela retrocompatibilidade da família Xbox, que apenas melhorava a taxa de quadros por segundo.
Esse cenário mudou com a conclusão do trabalho de Skyth, Sajid e sua equipe; e agora os fãs podem jogar um port completo do jogo em seus PCs graças ao projeto Sonic Unleashed Recompiled. Para executar a conversão, ainda é necessário ter acesso aos arquivos do jogo exportados de um Xbox 360, mas o resultado é muito melhor que antigamente.

O jogo finalmente pode ser apreciado em alta definição, com gráficos em resoluções de até 4K, suporte a uma taxa de quadros de mais de 60fps, opções de customização de iluminação, motion blur, sombras e muito mais. Dessa forma, não foi feito apenas um port, mas também uma remasterização do título.
Por fim, o que torna o feito ainda mais impressionante é que, até o momento, a maior parte dos jogos que receberam esse tratamento de “recompilação” (em forma resumida, reescrever a programação do jogo para uma linguagem de computadores) são jogos do Nintendo 64, muitas gerações atrás de Sonic Unleashed.