Em 2001, Takashi Takeuchi, co-fundador da produtora de visual novels Type-Moon, revelou que sua inspiração para a aparência da heroína Arcueid de Tsukihime veio de uma modelo estrangeira. O artista teria visto essa mulher na capa de uma revista de moda quando ele ainda estava na faculdade, visitando a casa de um amigo.
Na época, Takeuchi providenciou uma imagem tirada da revista. Mesmo assim, por mais de 20 anos, a identidade da modelo permaneceu desconhecida. Assim, um fã decidiu aproveitar a recente solução de um mistério semelhante, o da “Celebridade Número Seis”, para finalmente descobrir quem é a mulher que, possivelmente sem saber, inspirou a icônica vampira das visual novels.
Os esforços dos usuários ali94127 e StefanMorse se provaram frutíferos. Rapidamente, os dois foram capazes de descobrir que a imagem da modelo teria vindo da edição de 1996 da revista SPUR. Dando um jeito de conseguir uma cópia física, não demorou nada para encontrarem um nome: Amanda Dyer, uma canadense que aos 15 anos de idade estava atuando como modelo no Japão.
Com a descoberta, os fãs logo trataram de entrar em contato com a modelo e ver se ela tinha qualquer ciência de Tsukihime e da personagem que ela ajudou a criar. Como era de se esperar, Amanda não fazia ideia sobre Arcueid ou a Type-Moon no geral, mas ficou interessada em se envolver de alguma forma.
Entre a recente descoberta de um jogo perdido de Professor Layton, a resolução deste mistério e de vários outros envolvendo lost media, fãs estão certamente bancando ótimos detetives. Agora, o nome de Amanda Dyer ganha um pequeno espaço na história dos games japoneses e da Type-Moon.