Em entrevista ao portal 4Gamer, o escritor Kinoko Nasu falou um pouco sobre o desenvolvimento do remake de Tsukihime. Mais especificamente, o cofundador do estúdio Type-Moon abriu o jogo sobre os fatores que levaram o projeto a ser adiado múltiplas vezes.
De acordo com Nasu, ele começou a trabalhar na releitura da popular visual novel em 2008. O objetivo era simples: melhorar vários elementos da obra original que, apesar de popular, foi produzida por uma equipe pequena e resultou num produto que não agradou tanto o ambicioso roteirista.
No projeto “Tsukihime R”, Nasu viu a chance de recontar a história do primeiro sucesso da Type-Moon através de algo que fosse além da qualidade indie do título original. Em 2011, o trabalho no remake começou a seguir em frente, com 2012 vendo a conclusão de grande parte da trama e várias ilustrações criadas pelo artista e cofundador da Type-Moon, Takashi Takeuchi.
Com o desenvolvimento progredindo de forma estável em 2013, parecia certo que o jogo poderia ser lançado tranquilamente logo no ano seguinte. Essa previsão parecia tão correta na época que 2014 acabou sendo escolhido como o ponto no tempo em que a história recriada do remake se passaria, algo que permaneceu inalterado com o eventual lançamento do game em 2021.
As coisas estavam indo tão bem com o novo Tsukihime, entretanto Nasu não esperava que um outro projeto acabaria exigindo sua atenção. Se aproximando do ano previsto para o lançamento, a produtora Aniplex apareceu com a ideia de desenvolver um novo jogo mobile baseado em uma franquia da Type-Moon, o que viria a se tornar o popular RPG gratuito Fate/Grand Order (FGO).
Além da participação de Nasu como roteirista, Takeuchi ficou encarregado de supervisionar uma equipe de artistas para os personagens do mobage. Com isso, alguns anos se passaram e somente em 2018 o trabalho na visual novel começou a voltar, reiniciando-se completamente em 2020. No total, foram aproximadamente cinco anos de desenvolvimento, incluindo cenas CG, trilha sonora, roteiro, dublagem e conversão para consoles.
No fim, tudo deu certo e Tsukihime: A Piece of Blue Glass Moon finalmente foi lançado… apenas no Japão, claro. Como de costume, o título é mais uma visual novel da Type-Moon disponível somente em japonês, sem previsão de uma versão em inglês para o ocidente. Na entrevista, Nasu até chegou a mencionar que se o título recebesse uma versão para Steam, ele gostaria que fosse traduzido, mas ao mesmo tempo admite que isso ainda é algo difícil para o estúdio.
De qualquer forma, com o jogo lançado, a equipe responsável pelo Nasuverse agora se prepara para o futuro. Por ora, o restante da história de FGO tomará prioridade, mas depois disso o trabalho se voltará para a segunda parte do remake, intitulada The Other Side of Red Garden, e o que Nasu chama de “a terceira fase” da Type-Moon.
Surpreendentemente, o escritor encerra a entrevista dizendo que uma de suas vontades é criar uma sequência, algo como um “Tsukihime 2″, na forma de um RPG de mundo aberto. Embora isso pareça apenas um sonho no momento, Nasu lembra que a desenvolvedora agora possui um novo braço com seu estúdio BB, focado no desenvolvimento de jogos de outros gêneros. Sendo assim, quem sabe?
Tsukihime: A Piece of Blue Glass Moon encontra-se disponível para PlayStation 4 e Nintendo Switch no Japão. Já Melty Blood: Type Lumina, jogo de luta baseado na visual novel, chegará mundialmente no dia 30 de setembro para PS4, Switch, Xbox One e PC.