Há alguns dias, Masayoshi Yokoyama, produtor do recém anunciado Yakuza: Like a Dragon, compartilhou por meio de tweets informações sobre o novo sistema de combate que o jogo trará, o chamado “Live Command RPG Battle”.
Masayoshi disse que, diferentemente de JRPGs tradicionais, onde os personagens e os inimigos ficam estacionários até receberem comandos, o novo Yakuza terá os personagens em constante movimento, sempre mantendo distância e de olho no inimigo mais próximo. Essa movimentação faz brilhar o resto do sistema, já que a cidade ao redor também continuará em movimento, então o jogador terá acesso a golpes especiais com objetos que estão próximos do personagem ou que são desviados devido a ataques de outros, por exemplo.
De acordo com a distância que o personagem está de seu oponente e a direção pela qual ele ataca, o oponente pode desviar ou reparar seu ataque; e como a batalha começa nas posições onde os inimigos são encontrados (com a exceção de alguns chefes), ser astuto na hora de iniciar o combate pode ser a chave para não haver complicações.
O produtor também citou que algumas técnicas terão funções especiais para corresponder à ação que está ocorrendo, como ter que pressionar um botão repetidamente. Também foi mencionado um modo automático para jogadores que não querem se preocupar muito. Nesse caso, o jogo escolhe comandos e ações de acordo com as capacidades e classes de cada personagens. Porém, nem sempre o sistema pode funcionar como esperado, então comandos do jogador serão a chave para o sucesso.
Por fim, foi reiterado que haverá uma demo disponível ao público durante a Tokyo Game Show 2019, que ocorrerá entre os dias 12 e 15 de setembro, e que também divulgarão mais informações por outros meios, como vídeos, para aqueles que não puderem comparecer ao evento.
Yakuza: Like a Dragon será lançado exclusivamente para PlayStation 4 em 16 de janeiro de 2020 no Japão e mais tarde no mesmo ano no ocidente.